Colocar uma cereja no topo de um bolo é uma maneira especial e delicada de melhorar o que já está bom, é também uma forma de ressaltar que tal iguaria foi preparada com muito cuidado. Quando vamos a um restaurante e o prato chega em nossa mesa com uma apresentação marcante, essa mesma lógica entra em ação: o intuito é evidenciar a qualidade e beleza dos ingredientes. Comer e beber bem são atividades que aguçam os nossos sentidos.
Portanto, não são apenas o paladar e o olfato que entram em cena quando nos deparamos com algo gostoso. O nosso olhar é também um elemento muito importante dentro da maravilhosa experiência de desbravar novos gostos, cheiros, formas e sensações. O prazer estético é relevante e nos transporta para uma atmosfera que remete a carinho e elegância. O encantamento, afinal, é parte de toda experiência positiva, não é mesmo?
Claro que o mais importante é que uma bebida ou comida seja, antes de tudo, saborosa. Caso contrário, o tiro pode sair pela culatra: o enfeite deixa de ser uma celebração e vira uma mera fachada. Por isso, toda finalização deve encerrar um processo bem atento a todas as etapas anteriores. É assim que funciona a latte art: Depois da torra, da moagem, do preparo e todas essas coisas que estão por trás de uma simples xícara de café, entra a decoração que, como um laço de presente, embala toda uma experiência.
Flores, corações e o que mais a imaginação e as habilidades do barista permitirem mostram, por meio de cada gole, como a vida pode ser bela e deliciosa, mesmo quando possui notas fortes ou pode até queimar. Embale-se você também em uma roupa bonita e confortável e vá para a cafeteria mais próxima, lembrando sempre que a pressa é inimiga da perfeição, e que a efemeridade presente em uma xícara de café não impede a sua beleza e gostosura.
Saiba mais:
A técnica conhecida como Latte Art consiste em despejar leite sobre uma xícara de café com o intuito de gerar uma camada que possibilite a criação de desenhos. Embora não seja algo extremamente difícil, é uma prática em que é preciso ter um pouco de paciência e muito treino.
Dá para desenhar tanto por meio da manipulação do fluxo do leite para dentro da xícara, quanto utilizando uma ferramenta específica que auxilia na criação de figuras. A arte é aplicada principalmente em bebidas como cappuccino, latte ou mocha, mas o expresso com um pouquinho de leite não fica de fora.
No Japão, a arte plana em café já é bastante popular. A novidade dos baristas de lá são as esculturas de espuma de leite em 3D. Kazuki Yamamoto, conhecido mestre em arte em café, publica fotos de suas criações no Twitter. A moda e as postagens nas mídias sociais têm atraído novos clientes a alguns cafés que oferecem criações 3D exclusivas e fora dos cardápios.
Aceita um cafezinho?
Se você leu até aqui é porque ama café e merece ganhar nosso Coffee Book de cortesia, um mimo que preparamos para leitoras cafeinadas como você! Clique aqui e receba seu Guia agora mesmo. Não se esqueça de compartilhar este post para que suas amigas ganhem também, Timtim!
Comentários