Entre os dias 23 e 25 de março, a Cinemateca Brasileira recebe a Feira Plana, que agora atende por Plana – Festival Internacional de Publicações de São Paulo. Esta é a sexta edição anual do evento que, ao longo do tempo, passou por diversos espaços culturais da cidade e realizou também pequenas versões em outros estados. Se você está na cidade e curte uma boa oportunidade para conhecer novos artistas, coloque a feira na agenda!
O evento conta com a participação de cerca de 200 expositores de todo o Brasil que, por meio de uma chamada aberta, foram previamente selecionados pela produção do festival. Artistas independentes e que se expressam a partir da utilização de diferentes plataformas estarão presentes.
História em quadrinhos, fotografia, poesia, grafite, ilustração, serigrafia e muito mais farão parte do rol de possibilidades disponíveis ao público, que poderá adquirir pôsteres, zines ou livros "diferentões", por exemplo.
O objetivo não é apenas fomentar projetos no âmbito da cultura gráfica ou editorial, mas também estimular ideias políticas e sociais por meio de debates e encontros, para que sejam estabelecidas trocas artísticas entre público e artistas. Por isso, está prevista uma intensa programação que irá ocorrer tanto no festival quanto paralelamente a ele — a programação paralela, aliás, vai até o dia 1o de abril. Conversas, saraus, cineclubes, batalhas de poesia, visitas guiadas e muito mais acontecem na Cinemateca Brasileira e em outros cantos da cidade. Confira aqui a programação completa.
O evento irá oferecer também cursos e oficinas que buscarão estimular não apenas a capacitação e ampliação da produção independente, mas o engajamento de conversas que podem trazer novas ideias para todos os envolvidos. As oficinas e os cursos acontecem entre os dias 20 e 22 de março, antes da feira, e a lista completa pode ser vista aqui.
Cerca de vinte colaboradores foram convidados para desenhar coletivamente a programação de palestras, exposições e atividades da feira, em colaboração com a idealizadora Bia Bittencourt.
Uma parte do evento será também dedicada ao cinema, como mostra tanto a escolha do lugar de realização quanto a Mostra Cinema Zero ou o lançamento do livro "O que é cinema?", de André Bazin — atividades que fazem parte da programação do festival.
A edição 2018 da Plana tem o tema “Volta ao Nada” como norteador. Nas palavras dos próprios realizadores, "A Volta ao Nada é uma edição niilista e autocrítica sobre o próprio fazer artístico. Tudo o que foi decidido foi apagado. Tudo o que foi contratado será destratado. As regras foram quebradas e os acordos precisam ser revisados". A partir daí, o intuito é convocar uma marcha para a desconstrução de conceitos e regras. Uau!
Plana – Festival Internacional de Publicações de São Paulo.
Data: 23, 24 e 25 de março de 2018
Local: Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207
Vila Clementino, São Paulo (SP)
Mais informações: feiraplana.org
Comments